Envolve um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com a finalidade de mudança de padrões de pensamento.

 

Seu modelo é cientificamente comprovado e o tempo curto e limitado lhe confere a posição de abordagem de escolha em vários países. 

A Terapia Cognitivo Comportamental reinterpreta os elementos que geram emoção negativa. Tem como princípio básico à proposição de que não é uma situação que determina as emoções e comportamentos de um indivíduo, mas sim suas cognições ou interpretações a respeito dessa situação, as quais refletem formas idiossincráticas de processar informação.

 

Busca a reestruturação cognitiva,  ou seja, reformulação do sistema de esquemas e crenças, através de um conjunto de técnicas. 

Terapia Cognitivo Comportamental

É um método de tratamento focalizado que funciona ao identificar, processar e liberar fontes neuropsicológicas de dor física/emocional, trauma, dissociação e uma variedade de outros sintomas desafiadores.

É uma técnica que trata depressão, ansiedade, transtorno bipolar, bloqueios em atividades do dia a dia e até término de relacionamento.

O Psicólogo começa a investigar um ponto no campo visual do paciente que vai ativar todas as memórias, emoções e sensações relativas à questão que a pessoa percebe como problema.

Esse ponto visual é como se fosse um interruptor de determinada rede de lâmpadas. Ligou, essa rede se acende. Vai haver partes dela que são visuais, outras que são sensoriais, outras auditivas etc. A memória está em todo o cérebro. Ou seja, o que a posição ocular faz é estabelecer uma localização para acender a rede de sinapses dessa memória.

Localizar o problema apenas não basta. É necessário ajudar o paciente a lidar com o incômodo que a questão traz. E o BSP consegue fazer isso também. Algumas respostas emocionais vão sendo formadas e viram padrões que se repetem. A pessoa está o tempo todo repetindo e vivenciando um evento passado, sem se dar conta. O que queremos, com o brainspotting, é trazer esse padrão à tona para que o cérebro reorganize a rede de memórias e consiga dar outras respostas para essa memória.

Brainspotting

1. Avaliação para cirurgias: Vasectomia, Laqueadura, Bariátrica,...

2. Avaliação para Pilotos e Comissários de Bordo

 

3. Avaliação para NR (33, 35) - altura e confinamento, brigada de incêndio, ...

 

4. Avaliação Psicológica para Processos Admissionais, periódicos e demissionais.

 

5. A avaliação Psicológica para Porte, Registro e Aquisição de Arma de fogo. Credenciada pela Polícia Federal.

6. Vigilantes.

Contate-me!

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Colaborador bem preparado é sinal de produtividade!

O Treinamento é fundamental para o sucesso de uma empresa. Ele enriquece, prepara e dá sustento para o desenvolvimento profissional.

As pessoas são, sem dúvida nenhuma, a parte mais importante e essencial de uma empresa. Não são as Empresas que fazem negócios com os Clientes, são as Pessoas que fazem negócios com as Pessoas.

Quando treinamos os colaboradores aumentamos as chances de conseguir melhores resultados, tanto financeiros, como no atendimento ao cliente, desta forma, podemos conquistá-lo e mantê-lo em nossa empresa.

Os treinamentos mais realizados foram de Saúde mental, com grandes resultados, evitando doenças geradas pelo trabalho. 

Treinamentos - Whorkshop

A Hipnose nada mais é que um profundo estado de relaxamento, onde usamos a imaginação.

Para ansiedade é muito utilizada, bem como para o sono, relaxamento muscular, trabalho com traumas e crenças.  

É uma técnica neurológica, científica e liberada pelo Conselho de Psicologia para utilização. Atuo há 15 anos nesta área, sendo com diversos tipos: hipnose cognitiva, ericksoniana, clássica,...

Hipnose Clínica

O Biofeedback é um processo que permite a um indivíduo aprender a mudar sua atividade fisiológica para os fins de melhorar a saúde e o desempenho.

 

Instrumentos precisos medem a atividade fisiológica, tais como ondas cerebrais, a função cardíaca, respiração, atividade muscular e temperatura da pele. Com rapidez e precisão estes instrumentos de informação dão o “feedback” para o usuário. A apresentação dessas informações – muitas vezes em conjunto com as mudanças no pensamento, emoções e comportamento – possibilita as desejadas mudanças fisiológicas.

Biofeedback é uma terapia não-farmacológica. O principal objetivo é a auto-regulação de mecanismos autônomos, onde os pacientes aprendem a ganhar autocontrole sobre as funções fisiológicas (por exemplo, a atividade muscular, respiração, batimento cardíaco).

TERAPIA COM BIOFEEDBACK

A Terapia de Esquemas é a metodologia de trabalho desenvolvida por Jeffrey E. Young que amplia a Terapia Cognitivo-Comportamental tradicional e se diferencia por dar ênfase à investigação das origens dos problemas psicológicos na infância. É nesta fase da vida que surgem os esquemas iniciais desadaptativos, a partir das necessidades emocionais básicas não atendidas.

Todos temos 5 necessidades básicas e universais que precisam ser satisfeitas. Quando essas necessidades não são atendidas de maneira adequada, na infância, dão origem aos domínios dos esquemas desadaptativos:

  1. Vínculos seguros com outras pessoas, onde além da segurança, a criança possa se sentir cuidada e aceita de maneira estável.

  2. Autonomia, onde a identidade e a competência são valorizadas, orientadas e estimuladas.

  3. Limites realistas e autocontrole, para que a criança possa se desenvolver com limites e orientações assertivas e amorosas.

  4. Liberdade de expressão, aqui a prioridade é a validação das emoções, necessidades e expressão da criança.

  5. Espontaneidade e lazer, proporcionando um ambiente prazeroso, que valoriza o lazer e produções espontâneas.

 

Os esquemas iniciais desadaptativos são padrões emocionais e cognitivos disfuncionais que se formam por memórias, emoções e sensações corporais no início da vida e são perpetuados ao longo dos anos. Mesmo causando sofrimento, eles têm relação com a pessoa e com quem a rodeia, o que faz com que sejam difíceis de mudar.

TERAPIA DO ESQUEMA

Após muitos anos trabalhando com Gestão de Pessoas e amando o que eu fazia, resolvi criar o Hipnowork, uma consultoria de Gestão de Pessoas, incluindo a hipnose como diferencial, para turbinar os resultados com Gestores e colaboradores.

Venha conhecer um pouco mais, já foram mais de 20 empresas beneficiadas!

Consultoria - Gestão de Pessoas

Balneário Camboriu e Itajai 

Santa Catarina

ci.meneghini@gmail.com

Tel: (47) 9 682.6672

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • LinkedIn - Grey Circle

© Cíntia Meneghini Lipke