PASSOS PARA DIMINUIR A TIMIDEZ


Por que algumas pessoas são tímidas?

Para alguns a causa pode ser traumas sofridos onde o relacionamento interpessoal foi

“contaminado” com emoções destrutivas, para outros pode ser característica de

personalidade, e no último grupo pessoas que simplesmente não tiveram treino de habilidades sociais em sua infância e formação, ou seja, não teve exemplos para aprender a se comportar.

A timidez é hereditária?

Sim e não. Quando falamos de personalidade nos referimos a características que existem desde o nascimento, mas não necessariamente recebido do pai ou da mãe, seria simplesmente a forma como aquela pessoa tipicamente se comporta independente se os pais são tímidos ou não. A timidez dos pais influencia mais no quesito ambiental, pois eles terão dificuldade em ensinar algo que não sabem fazer. Como a educação de uma criança tem fortes influencias dos exemplos que os pais oferecem, filho de tímidos teriam menos pessoas em quem se espelhar para copiar comportamentos extrovertidos.

Características da pessoa tímida

Dificuldade em expressar seus sentimentos e necessidades, medo de ser julgada, pavor em ser observada.

9 dicas práticas que ajudam a melhorar a timidez

1- Respeite a si mesmo. Entenda que cada um tem seu jeito de ser e só tente mudar a si mesmo caso sua timidez esteja prejudicando em algum aspecto importante de sua vida como diminuição de oportunidades profissionais, falta de bons relacionamentos amorosos, falta e companhia para sair e se divertir, etc.

2- Dê-se o direito de avançar a cada dia um passo no caminho da superação da timidez. Estabeleça pequenas metas como, por exemplo, cumprimentar o porteiro com um tom de voz mais alto, elogiar a roupa de uma colega de trabalho, etc.

3- Converse com seus próprios pensamentos. Identifique o que (qual cognição) está por trás dos comportamentos introvertidos, como por exemplo, recusou o convite de tomar café com um colega de trabalho. Identifique o que lhe passou, intimamente, em sua cabeça que o levou a não ser mais expansiva neste momento, será que pensou que o colega só a convidou por educação?

4- Rebata os pensamentos limitantes. Por exemplo, quando percebeu que não aceitou um convite por considerar que a pessoa só convidou por educação rebata este pensamento com argumentos fortes como por exemplo: “E daí? Isso significa que a pessoa quer ser educada comigo, isto não é bom? Posso aproveitar a oportunidade e mostrar que o convite valeu a pena.”

5- Escreva suas metas comportamentais. Coloque de forma bem clara como gostaria que seu comportamento fosse, como por exemplo: “Rir espontaneamente quando contarem uma piada”. Assim você conseguirá identificar qual comportamento deve desenvolver. E para isto, observe os personagens na TV ou filmes que tem este comportamento e reproduza, experiencie em casa.

6- Feche os olhos e imagine cenas manifestando vários comportamentos extrovertidos. Assim seu cérebro começa a ser treinado a aceitar estes comportamentos como naturais. Isto é uma auto hipnose, onde você dá um comando a você mesmo!!

7- Observe o que gostaria de receber das pessoas e dê a elas em primeiro lugar. Não fique na expectativa de ser bem tratado para só depois tratar bem alguém, se percebe que gostaria que lhe oferecessem um bombom compre um bombom e ofereça a alguém. Se gostaria de receber um sorriso, sorria também!

8- Diminua suas críticas em relação as outras pessoas. Normalmente o tímido teme críticas e como autodefesa se torna um crítico feroz, criando um círculo vicioso. Quando for criticar alguém, tire o foco nisto, desvie o pensamento para outra coisa, por exemplo, pense nas suas tarefas.

9- Caso não consiga sozinho, lembre-se que existem profissionais que são especialistas no comportamento humano, sendo que alguns deles utilizam a terapia cognitiva comportamental onde existe um protocolo especifico para superação da timidez, ou fobia social como é tecnicamente chamado pelos psicólogos.

10- Você só conseguirá algum resultado se praticar. Nada acontece sem a prática! Pense se você quisesse saber dirigir e ainda não sabe. O que deveria fazer para aprender? Entrar numa autoescola ou aprender com alguém, certo? E não será na primeira aula que você estará sabendo tudo, certo? Então, você só será uma boa motorista se praticar!

Então vamos lá,

pratique os exercícios acima que garanto que dará certo!

#Timidez #Psicóloga #comportamento

0 visualização

Balneário Camboriu e Itajai 

Santa Catarina

ci.meneghini@gmail.com

Tel: (47) 9 682.6672

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • LinkedIn - Grey Circle

© Cíntia Meneghini Lipke